Década 50

2 Janeiro 1956

Nascido em Turquel, concelho de Alcobaça, e após ter desenvolvido e apurado o ofício de relojoeiro, António Alves Ribeiro inicia atividade por conta própria a 2 de janeiro de 1956. Com a ajuda do filho mais velho Martinho da Avó Ribeiro, nasce assim a Ourivesaria e Relojoaria António Alves Ribeiro, no Largo 5 de Outubro (comumente designado por Pissarra) em Alcobaça.

Década de 60

Década de 60

Com o desenvolvimento do negócio, os outros dois filhos do fundador, Luís da Avó Ribeiro e Venâncio da Avó Ribeiro, juntam-se ao pai e ao irmão no ofício. É também no final da década de 60 e aproveitando os conhecimentos adquiridos no serviço militar pelo filho Luís da Avó Ribeiro, que é vendido o primeiro par de óculos dando-se assim o início do negócio da óptica.

Década de 70

Década de 70

Em Maio de 1971, dá-se o trágico falecimento do fundador António Alves Ribeiro. Nesta altura, passa a ser o filho mais velho, Martinho da Avó Ribeiro a assumir a liderança do negócio com a ajuda dos irmãos. É nesta década que se dá a expansão e afirmação do negócio da óptica. É nesta altura que passa a existir total autonomia na produção de óculos assim como pequenos arranjos.

Década de 80

Década de 80

Fruto do legado empreendedor de António Alves Ribeiro, os filhos Luís e Venâncio acabam por lançar os seus próprios projetos empresariais noutras áreas de negócio. A saída dos irmãos Luís e Venâncio, abrem assim caminho à chegada da filha mais nova Madalena da Avó Ribeiro. É nesta altura que os irmãos Martinho e Madalena passam a liderar os destinos da, à época chamada, Óptica e Ourivesaria António Alves Ribeiro.

Década de 90

Década de 90

Esta década ficou marcada pela alteração do nome e das instalações e que ainda hoje perduram. Em Dezembro de 1993, dá-se a inauguração da renovada Óptica e Ourivesaria Martinho. É também no início dos anos 90 que a Óptica Martinho se torna associada do Instituto Óptico alavancando ainda mais o negócio da óptica.

1