Saúde Ocular

Dez 4, 2021 | saude-ocular

Quando olhamos para algo, a imagem refletida passa pela córnea, íris, cristalino e retina. Nos olhos, existem milhões de células especializadas na recepção de ondas eletromagnéticas, transformando-as em impulsos nervosos que são compreendidos pelo cérebro humano como percepções visuais. Este, é um processo complexo que precisa de funcionar adequadamente para que possamos ver o mundo tal como ele é.

Prevenção

A visão é um dos principais sentidos humanos, mas ainda não recebe a devida atenção.
“Cerca de 65 por cento das pessoas com deficiência visual têm 50 anos ou mais e em Portugal temos vindo a assistir a um aumento de casos de baixa visão por degenerescência macular da idade”, quem o afirma é o Prof. Rufino Silva, Presidente da SPO e Médico Oftalmologista em Coimbra, acrescentando que “as pessoas devem preocupar-se com um estilo de vida saudável e apostar mais na prevenção – é por isso fundamental divulgar esta informação: a grande maioria das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas.”

Como cuidar da visão?

O popular “exame de vista” verifica como o paciente vê e se há necessidade do uso de óculos ou lentes para ultrapassar problemas de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. O ideal é que esse exame, chamado pela comunidade médica de “refração”, seja realizado anualmente. Para crianças com menos de dois anos, podem ser necessárias duas a três consultas anuais com o oftalmologista.

Pessoas com idade superior a 40 anos precisam levar a saúde ocular mais a sério e incluir a oftalmologia no check-up médico anual. Com o avanço da idade, as estruturas oculares também envelhecem, e isso aumenta o risco de surgimento de doenças. Durante a consulta com o oftalmologista, o médico pode solicitar exames importantes para aferir a pressão ocular e avaliar as condições gerais dos olhos.

Rotina básica

Independentemente da idade da pessoa, alguns cuidados básicos de rotina preservam a saúde ocular. A exposição aos raios ultravioletas (UV) agravam o desenvolvimento de doenças. Portanto, se estiver exposto ao sol, use óculos escuros com lentes que reduzam a exposição à claridade e que tenham fator de proteção para os raios UV.

Uma recomendação especial para as senhoras é ter bastante cuidado com a maquilhagem. Procure produtos de marcas fidedignas e que sejam hipoalergênicos. Para evitar problemas nos olhos, é também fundamental remover bem a maquilhagem antes de dormir. Outra dica para todos é evitar o excesso de exposição dos olhos aos aparelhos eletrónicos. Procure intercalar as atividades com horários de descanso para a vista e utilizar filtros para os ecrãs desses mesmos dispositivos.

1