Qual é a forma correcta de limpar e cuidar dos seus óculos?

Dez 4, 2021 | manutenção

Lentes cristalinas – os utilizadores de óculos adoram a sensação de usar óculos acabados de limpar e de voltarem a desfrutar de uma visão nítida. Não seria óptimo se os nossos óculos estivessem sempre limpos e as manchas, marcas e dedadas fossem coisa do passado? Um cuidado adequado das lentes não só garante uma melhor visão, como também aumenta a durabilidade dos seus óculos. Uma limpeza inadequada pode inclusive danificar as lentes modernas, mesmo que estas tenham um revestimento duro anti-riscos. A MELHOR VISÃO oferece-lhe algumas sugestões sobre a limpeza dos seus óculos: como limpar as suas lentes de forma rápida, delicada e minuciosa, em casa ou na rua?

A sugestão de limpeza mais importante para uma visão perfeita

Mesmo que sejam utilizados como último recurso, os lenços de papel ou as mangas da camisola não são definitivamente a melhor solução. Peças de roupa e lenços de papel muitas vezes deixam partículas de pó ou sujidade nas lentes, originando micro-riscos. Tal vai gradualmente prejudicando a qualidade das lentes e, consequentemente, a sua visão. Não é possível remover riscos das lentes de material orgânico nem de vidro. Ainda que o defeito pareça ser meramente estético, a luz dispersa-se através da pequena ranhura causando irritação no olho. O que significa, muitas vezes, que terá de comprar óculos novos.

Limpar correctamente os seus óculos: o que fazer?

A seguinte regra aplica-se tanto para uma limpeza minuciosa dos seus óculos em casa como para uma limpeza rápida, mas eficaz, quando está fora de casa: utilizando um pano de microfibra ou um toalhete de limpeza para lentes dobrado, comece por esfregar delicadamente a superfície para remover partículas grosseiras de sujidade.

1. Limpeza rápida – inclusive fora de casa

Se precisar de limpar rapidamente as suas lentes, não caia na tentação de usar a manga da camisola, um lenço, etc. Para limpar as suas lentes enquanto está fora de casa, os toalhetes de limpeza ZEISS são a solução perfeita – praticamente não ocupam espaço e estão prontos a usar. E tudo sem aditivos prejudiciais.

Se for necessário, um pano simples de microfibra é capaz de dar conta do recado. Contudo, os panos secos nem sempre são o ideal, sobretudo quando se trata de remover substâncias gordurosas. É aconselhável humedecer primeiro o pano com um spray de limpeza e limpar as lentes em seguida.

2. Limpeza completa em casa

Muitos utilizadores de óculos colocam as lentes sob água corrente para as limpar. Pode dar mais trabalho do que se utilizar produtos de limpeza profissionais, mas sem dúvida que produz o efeito desejado. Para tal, esfregue uma gota de detergente para a loiça com pH neutro entre os dedos até fazer espuma e aplique nas lentes. Enxagúe-as em seguida sob água corrente morna e seque-as bem, mas com cuidado, utilizando um pano de microfibra.

Além dos toalhetes de limpeza humedecidos ZEISS, o spray ZEISS para lentes juntamente com um pano de microfibra oferecem a solução ideal para limpar os seus óculos em casa. É tão eficaz como se limpasse os seus óculos sob água corrente, mas muito mais rápido. Aplique o spray no pano de microfibra, e não directamente sobre as lentes. As lentes com armações sem aro possuem furos, enquanto as lentes com armações normais apresentam orifícios para parafusos. A entrada constante de líquido nestes orifícios poderá ser prejudicial a longo prazo, sendo, pois, preferível aplicar o produto de limpeza no pano. Desta forma, tem a certeza de que não danifica os seus óculos e de que o pano está suficientemente humedecido para remover eficazmente a sujidade, a maquilhagem ou a gordura.

3. Limpeza das armações: o que recomendam os especialistas?

Um cuidado inadequado pode causar danos nas suas armações.
As sugestões seguintes vão contribuir para que suas armações permaneçam tão bonitas como no dia em que as comprou:

  • Água corrente morna e uma gota de detergente para a loiça com pH neutro oferecem bons resultados de limpeza. Segure sempre os óculos pelo lado da armação que está a limpar para evitar que as armações fiquem empenadas ou, pior ainda, que se partam.
  • Por questões de higiene, recomenda-se também a limpeza periódica das hastes bem como das almofadas nasais. Desta forma, irá melhorar o ajuste dos seus óculos, uma vez que a remoção de substâncias gordurosas ajuda a evitar que estes deslizem sobre o nariz.

4. Brinde ocasionalmente os seus óculos com o cuidado especial oferecido por uma limpeza ultra-sónica

O uso de aparelhos de limpeza por ultra-sons (disponíveis online ou em lojas especializadas), em casa ou na sua óptica, garante-lhe uma limpeza minuciosa e prática. Esta é a forma mais delicada e eficaz de eliminar a sujidade. Bastam alguns minutos para que as suas lentes e armações recuperem o esplendor de outrora. Importante: não se esqueça de trocar regularmente a água do aparelho.

Mas, se não quiser investir no seu próprio aparelho, poderá solicitar uma limpeza de lentes por ultra-sons na sua óptica, de preferência a cada seis meses. Praticamente já todas as ópticas dispõem deste equipamento.

1